Importância do profissional de Educação Física para sua saúde
O profissional de Educação Física na promoção da saúde
Nos dias atuais vem crescendo o número de pessoas acometidas por doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário e à má alimentação. A sociedade sabe cada vez da importância da atividade física regular na promoção da saúde, na prevenção de doenças e lesões e, dessa forma, a adesão a um estilo de vida mais ativo vem aumentando na população. Existem comprovações científicas disso.
Quem nunca ouviu alguém falar as seguintes frases: “Na segunda-feira vou começar a caminhar” ou “ Vi uma série na internet que vai bombar”. Será que essa pessoa está apta a praticar uma caminhada ou se a série da internet está de acordo com as necessidades e objetos desta pessoa? Com esse aumento da prática de atividade física, há também o aumento indesejado na incidência de lesões nesses praticantes sem orientação.
E onde nós, profissionais de educação física, estamos nessa orientação?
Muitas vezes a prática de exercícios físicos não é acompanhada por profissionais de educação física, o que a torna perigosa. Nós, educadores físicos, sabemos da importância de uma prescrição adequada para promoção de saúde, para a reabilitação e para o rendimento esportivo. Dessa forma, devemos mostrar a importância de uma prática de exercício bem orientada para a sociedade.
Para o inicio do treinamento, o ideal seria uma avaliação médica para sabermos o nível de condicionamento físico que está o praticante e se existe alguma lesão ou doença que influencie na prescrição do programa de treinamento. Uma alimentação adequada ajudaria este praticante alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida e eficiente. Nessa perspectiva, já temos mais dois profissionais, médico e nutricionista.
Assim como os medicamentos, existe uma dose certa para todos os tipos de exercícios e o responsável por essa prescrição é o profissional de educação física, que deve controlar as variáveis do treinamento levando em consideração os princípios metodológicos, fisiológicos e biomecânicos para a prescrição do programa de treino. E fazendo essa prática de forma prazerosa e eficiencte.
A inserção do educador físico nos núcleos de apoio a família pelo governo mostra como este tipo de profissional ganhou espaço dentro da sociedade, expondo sua importância na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população. Para uma elaboração eficiente de um programa de treinamento, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, nutricionista, PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, fisioterapeutas, psicólogos dentre outros profissionais, se faz necessária para conseguir melhores resultados.
Esse é o começo, temos legalidade dentro dos programas de promoção da saúde, agora devemos legitimar nossa atuação dentro da sociedade com conteúdo técnico, embasamento científico e ética.
A Comissão Técnica da Saúde vem difundir evidências científicas no âmbito da promoção de saúde, orientando a prescrição de treinamento adequado por profissinais de Educação Física.
Por Pablo Oliveira, Profissional de Educação Física, presidente da Câmara da Saúde da Sede Campo Grande do CREF1
Fonte: Portal Cref1 // http://www.cref1.org.br/camaras_saude_doc.php